O SEGREDO DA JUVENTUDE ETERNA
Durante toda a história da humanidade o ser humano busca formas de prolongar a vida, ou até mesmo de simplesmente não morrer.
Vemos muitas e muitas lendas, e filmes que tratam do assunto.
Pessoalmente acho muito interessante a lenda da Pedra Filosofal, que seria um
objeto ou substância com poderes incríveis, sendo os dois principais:
- A capacidade de transformar qualquer metal em ouro;
- A criação do Elixir da Vida.
O Elixir da Vida, no caso, seria uma bebida produzida pela pedra que tinha a propriedade de prolongar a vida da pessoa que o bebesse.
Então, na teoria, com a pedra filosofal, era possível obter duas das coisas mais almejadas pelo ser humano, riqueza infinita e juventude eterna.
Segundo contam as lendas a respeito, Nicolas Flamel, um alquimista francês que viveu no século XVII, supostamente conseguiu produzir a pedra filosofal.
E assim, teria prolongado a vida de sua esposa e a sua própria em algumas centenas de anos.
Fiz esta introdução, para mostrar que desde sempre quisemos prolongar nossa existência.
A GRANDE QUESTÃO
No entanto, se olharmos meramente para a questão da longevidade, vemos que isso já vem acontecendo ao longo dos últimos séculos e décadas.
A expectativa de vida de homens e mulheres na década de 1940 era de 43 anos e 48 anos respectivamente.
Quem nasce hoje em dia tem a expectativa de vida de 80 anos para mulheres, e 73 para os homens.
Tivemos um ganho nas últimas 8 décadas de mais de 30 anos.
Porém, a meu ver, não deveríamos olhar apenas a longevidade como fator principal, mas sim a longevidade com qualidade de vida.
A longevidade com saúde para aproveitarmos esse tempo “a mais” que temos nos dias de hoje.
LONGEVIDADE FEMININA COM SAÚDE
Com o aumento da expectativa de vida que mencionei acima, a mulher ainda tem MUITOS ANOS DE VIDA APÓS A MENOPAUSA.
Mas, acontece que o desequilíbrio hormonal trazido pelo início do Climatério, que ocorre por volta dos 40 anos, e acentuado pela Menopausa (próximo dos 48 anos) pode gerar diversas doenças.⠀
Sabemos que a mulher no climatério e após a menopausa tem um aumento dos riscos de doenças como:
- Doenças cardiovasculares;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Câncer;
- Osteoporose;
- Depressão.
Tudo isso, além do comprometimento da saúde vaginal.
Isso ocorre pela falta do estradiol, que é o hormônio responsável por diversas funções no nosso organismo.
E sua ausência pode trazer danos irreparáveis para a saúde da mulher.
É por isso que devemos procurar um médico especializado em envelhecimento saudável logo que entramos no climatério.
Este médico pode ser um ginecologista endócrino, por exemplo.
E assim que nos consultamos com ele/a e detectamos a existência de desequilíbrios hormonais, iniciamos o tratamento de reposição hormonal.
É desta forma que conseguimos prevenir doenças que podem impactar significativamente a saúde e qualidade de vida da mulher.
Obviamente, que para a redução de riscos e prevenção das doenças listadas acima, não basta fazer apenas a reposição hormonal.
Devemos manter hábitos de vida saudáveis como exercícios físicos, não fumar, não consumir álcool em excesso e manter uma dieta equilibrada.
Já pensou o quão frustrante pode ser, ter ganhado mais 30 anos de vida, e vivê-los sem saúde, sem equilíbrio, SEM VIDA!
Até a próxima, meninas.
Bom dia estou sofrendo muito com a retirada dos ovários e trompas em 2019. Tudo comecei a ter. Remédio em cima de remédio. Faço reposição hormonal, mas estou com muito medo. Sinto dores no corpo inteiro. Agora minha glicemia está se alterando,nunca tive, triglicerídeos, ganho de peso, mas tbm parei de fumar na mesma época por isso engordei 15k. Tenho sorte que eu era magra. Mas as piores coisas são insônia que eu já tenho a anos, piorou, dor nos ossos fraqueza e inchaço nas pernas e indisposição. Estou um pouco melhor devido a reposição hormonal. Estava com tibolona 2.5 agora tem 3 meses foi para 1.25. Faço meus exames preventivos a cada 5 meses. Queria muito não usar hormônio. Gostaria de outros métodos naturais, mas o.medico disse que sou muito sintomática e que está difícil tirar hormônio.e tbm tenho hipotireoidismo há 15 anos. Passo com psiquiatra e tomo 2 CP de sertralina e 1/2 clonazepan fora tibolona 1.25 fora remédio para coluna tenho cirurgia na cervical e agora estou com problema na torácica e lombo sacra. Faço exercício físico. Mesmo assim sinto dor no corpo inteiro fora dor de cabeça que nunca tive. Minha prolactina está alterada e vou retornar ao neuro. Enfim depois da retirada dos ovários a 3 anos nunca mais tive saúde. Até então só sentia dor na coluna e mais nada.
Olá, te oriento a procurar ajuda com médico especialista em ginecologia endócrina para resgatar seu equilíbrio hormonal com uma suplementação individualizada e reposição hormonal bioidêntica.
Oi bom dia Dra estou fazendo reposição hormonal biodentico mas mesmo assim sinto caloroes meu médico fala que não pode mais aumentar as dosagem o que eu posso fazer para não sentir mais caloroes
Oi Júlia, te oriento a passar em avaliação médica para ajuste da sua reposição hormonal e da sua suplementação. Te oriento também a manter um tratamento hormonal bioidêntico, suplementação de vitaminas e minerais além de fitoterápicos que podem ser associados ao tratamento hormonal.
Oi Dra bom dia faço reposição hormonal biodentico mesmo assim sinto caloroes meu médico fala que não pode mais aumentar as dosagem o que eu posso fazer para não sentir mais caloroes? Obrigada
Oi, te oriento a passar em avaliação médica para ajuste da sua reposição hormonal e da sua suplementação. Te oriento também a manter um tratamento hormonal bioidêntico, suplementação de vitaminas e minerais além de fitoterápicos que podem ser associados ao tratamento hormonal.